Recomendação de um aprovado na PRF
Dê uma olhada no E-Book abaixo!
Eu passei na PRF em 2009 - 19ª Delegacia(PA) Se não bastasse o salário final de R$ 16.552,34, a escala de trabalho de um PRF também é um sonho! Usualmente de 24/72 (24 horas de plantão por 72 horas de descanso), isso mesmo, trabalha 1(um) dia e folga 3(três).
Quantas horas trabalha um PRF?
O policial rodoviário federal é regido pela lei 8.112/90 e como todo funcionário público federal teria que trabalhar 40 horas por semana. Então para adequar o que diz a lei 8.112 e a escala 24x72 policial, as jornada de trabalho fica assim:
- O PRF trabalha 1(um) dia e folga 3(três) - Então toda a semana o PRF trabalha exatamente 2 (dois) dias, o que que dá uma jornada de trabalho de 2 x 24 horas -> 48 horas/semana (8 horas a mais do que é determinado na lei 8.112.
Então essas horas excedentes ficam em um banco de horas que é compensado (a depender da Delegacia/UF).
PRF Horário de Trabalho
O horário de trabalho varia de acordo com o posto onde o PRF está lotado. Se for um posto mais próximo da cidade o plantão começa mais cedo, exemplo 7:00 horas, se for um posto mais afastado, começa mais tarde.
Por exemplo: Eu trabalhei algum tempo em Curitiba e no posto do contorno (bem próximo do centro) o plantão começava às 07 (ou talvez as 06, tantos anos que nem lembro direito), já em Paranaguá (um posto mais longe do centro de curitiba) o plantão começava às 09:00.
A escala 24x72 é obrigatória?
A maioria dos PRFs trabalha em regime de escala 24x72, no entanto, também existem outras atividades - funções administrativas. Dessa forma, aproximadamente 80% da força policial trabalha em plantões de fiscalização na BR - pois essa é a atividade principal de um Policial Rodoviário Federal - Fiscalizar e proteger usuários da rodovia e outros 20% em outras atividades policiais e/ou administrativas.
Quase esquecendo de me apresentar, meu nome é Ivan Andrade e em 2011 eu passei em outro concurso então eu não trabalho mais na PRF, mas tenho saudades, é uma excelente carreira, então vou deixar o link de um E-Book que pode te ajudar a passar nesse concurso, são dicas valiosas de quem já passou e trabalhou na PRF. Clique aqui para baixar o E-Book.
Como você pode passar na PRF?
Você já teve oportunidade de sentar e conversar alguém que já passou na PRF?
De entender os detalhes do que fazer para passar nesse concurso?
Aproveite enquanto o download do E-Book é gratuito!
Detalhes da Escala de Trabalho e do Plantão da PRF
À noite, nem sempre dá pra descansar pois, se existir qualquer ocorrência na madrugada, pode dizer adeus a qualquer minuto de descanso, no entanto, após algumas horas de sono no seu primeiro dia de folga, você terá mais de 2 dias inteiros livres. Sem contar que pelo menos uma vez por mês….. Eu não devia falar isso, nem é bom comentar essas coisas, mas como eu não trabalho mais na DPRF …..vou falar.
O que você faria se tivesse 2 dias de folga, duas vezes por semana? E se fossem 7 dias seguidos de folga todo mês?
O PRF pode ainda fazer uma troca de plantão todo mês, o que lhe permite ter 7(sete) dias de folga por mês. Era cansativo fazer as trocas de plantões, mas sempre valeu muito a pena!
É possível trabalhar em serviço administrativo na PRF?
Sim! De fato a maior parte dos PRFs trabalha na fiscalização ostensiva das rodovias, porém também existem vagas no serviço administrativo.
Entre os setores administrativas que um Policial Rodoviário Federal pode trabalhar eu posso citar os seguintes: (análise de multas e/ou recursos de multas, RH, licitações e administração de contratos, adestramento de cães especializados, SIOPE (Que é atendimento telefônico de emergência), funções administrativas de chefia, serviço de inteligência, etc.)
Em que pese existirem poucas vagas para o serviço administrativo no Departamento da Polícia Rodoviária Federal, a grande maioria dos PRFs prefere trabalhar na "pista" devido à escala diferenciada, dessa forma, a pouca quantidade de vagas administrativas é equilibrada pela baixa procura desse tipo de atividade pelos policiais.
Uma coisa interessante, quando eu tomei posse na PRF ou fui direto para o setor de licitações devido aos meus conhecimentos de licitações e administração de contratos, isso porque no meu cargo anterior (CGU) eu justamente fazia análise de licitações de diversos órgõs do Poder Executivo Federal e antes da CGU eu fui por algum tempo pregoeiro no Banco do Brasil. Foi um período interessante aquele como PRF administrativo, mas na minha opnião sincera, trabalhar "na pista" foi muito melhor e muito mais divertido!
PRF - Salário final de R$ 16.552,34
Eu passei na PRF-19ª Delegacia (PA) - 2009
Os segredos desse E-Book podem te ajudar a passar na PRF!
Clique aqui para Baixar o E-Book
Ivan Andrade