Meu nome é Ivan Andrade, sou concurseiro e ex Policial Rodoviário Federal, sim ex-PRF, um dos melhores concursos do país, nesse artigo eu falo sobre o concurso da PRF, a escala de trabalho, a rotina dos plantões e outros detalhes do concurso e no final vou deixar um E-Book com 9 dicas (9 segredos) que me ajudaram a passar na PRF.
Salário final de R$ 16.552,34 trabalha 1 dia, folga 3 e com promessa do atual presidente de contratação de 1.000 PRFs e PFs todos os anos, não vai demorar muito para sair outro concurso desses, alguns já estão se preparando, e no final desse artigo o link de um E-Book que pode te ajudar a passar nesse concurso.
Interessante destacar, primeiramente, que não existem muitos PRFs falando sobre a profissão. Isso acontece porque o DPRF (Departamento da Polícia Rodoviária Federal) orienta os policiais a não divulgarem muitas informações por uma questão de segurança pessoal e institucional. Num país como o Brasil, ser um policial discreto é mais que uma questão de segurança, é uma questão de vida. Porém, como não trabalho mais na PRF, posso me dar ao luxo de compartilhar um pouco da minha história.
Posso afirmar que foram 3 anos bastante intensos e que contribuíram enormemente para o meu crescimento pessoal e profissional, não apenas pelo salário, que era ótimo, mas principalmente pelas experiências.br>
No final do artigo vou deixar um vídeo com uma dessas experiências, esse “usuário” era um babaca, fez merda na BR, e a história ficou muito louca, mas você só vai ver a história se chegar ao final do arrigo, só se estiver afim mesmo de entender como é trabalhar na PRF.>
Então, como é a rotina de trabalho na PRF (DPRF)?
A resposta é bastante peculiar e acredito que pouquíssimas profissões possuem rotinas diárias como a rotina policial porque, simplesmente, não há qualquer rotina! Cada plantão é diferente do outro. Se você está entediado com a sua rotina de trabalho atual posso garantir que não há monotonia na atividade de um Policial Rodoviário Federal.
Existem plantões com acidentes gigantescos, de passar 24 horas no local e deixar para a próxima equipe continuar o desenrolar do acidente; Existem plantões com nenhuma ocorrência, de morrer de tédio; Em São Luiz do Purunã já tive plantão com geada (quase nevou); Plantão com prisão de traficante; Plantão com prisão de bêbado; Plantão salvando vidas; Plantão de escolta; Etc…. Sem falar que o Departamento da Polícia Rodoviária Federa (DPRF) é imenso, eu mesmo passei 1(um) ano inteiro em serviços administrativos de Licitação (pensa num serviço administrativo).
Pelo menos uma vez por mês a gente fazia trocas de plantões, isto é – um PRF substitui o outro na escala, trabalhando um plantão durante sua folga de 3 dias e, posteriormente, é substituído em algum de seus plantões. O resultado final é uma folga dupla (7 dias inteiros de folga) – quase uma férias por mês…
Como eu falei, segue abaixo um E-Book gratuito onde deixo algumas rotinas que me ajudaram a passar em vários concursos, entre eles BB, CGU, PRF e AFT - Aproveite enquanto o download do E-Book é gratuito!
Nesse E-Book gratuito - 9 segredinhos que me ajudaram a passar na PRF
Sabe aquela história muito louca do "usuário" fazendo merda na BR, ela vai te dar uma noção de algumas coisas absurdas que as vezes acontecem no plantão.